O serviço de eletroerosão utilizado na usinagem é um processo bastante antigo, e amplamente utilizado no segmento industrial para a confecção de peças dos mais variados tipos e tamanhos. O processo de eletroerosão pode ser usado de duas maneiras diferentes, a eletroerosão por penetração, em que um eletrodo de cobre ou grafite é moldado na mesma forma que ele deve reproduzir na peça. O eletrodo dispara uma descarga elétrica controlada em pontos previamente determinados por um programa de corte, removendo assim micropartículas de metal da ferramenta usinada, transferindo a forma de eletrodo para a peça.
A outra forma de realizar o processo é a eletroerosão a fio, a qual o eletrodo formado por um fio com o diâmetro de uma agulha ou até menor, é controlado pelo computador para seguir um caminho programado e cortar uma fresta estreita através da peça de trabalho para produzir a forma necessária.
Realizar o processo de usinagem por eletroerosão oferece vantagens como:
- Qualquer material que seja condutor elétrico pode ser cortado através da eletroerosão;
- Peças endurecidas podem ser usinadas para eliminar a deformação causada pelo tratamento térmico;
- Cortes e moldes de matrizes mais complexas podem ser produzidos com custos mais baixos, assim como a sua precisão e velocidade.
Conheça a TRIMAQ SERVIÇOS DE USINAGEM, empresa especializada em eletroerosão a fio
A TRIMAQ SERVIÇOS DE USINAGEM realiza processos de eletroerosão para a fabricação de peças conforme as indicações do cliente. A empresa é reconhecida pela precisão na fabricação e pelos prazos diferenciados que oferece. Entre em contato ou acesse o site e saiba mais informações.